A definição do portão é uma decisão de extrema importância em um projeto, pois pode trazer pequenos e grandes inconvenientes dependendo da escolha. Hoje o mercado oferece uma grande variedade de portões, por isso hoje trazemos um comparativo de portões automáticos para garagem.
Você deve estar se perguntando então, qual a melhor opção?
Vamos fazer agora um comparativo entre os portões de elevação e os portões seccionados automáticos, assim você poderá escolher o melhor visando as suas necessidades.
Os portões portões de elevação convencionais são bastante utilizados atualmente, e são fabricados em madeira, aço ou alumínio.
Todos eles têm pontos importantes a serem analisados:
Portões de garagem em madeira
Talvez seja o menos indicado hoje em dia, apesar da beleza. A madeira mesmo sendo trabalhada e preparada para área externa pode sofrer danos em curto prazo, devido à incidência de sol e chuva.
Portões de madeira são pesados, o que ocasiona mais ruídos. A madeira não possui propriedades termoacústicas e, dependendo do projeto pode trazer insatisfação e desconforto devido às manutenções que podem ocorrer frequentemente.
Portões de garagem em aço
Fora alguns casos de projetos executados por designers de renome, geralmente a estética desse tipo de portão não é nada atrativa e frequentemente os acabamentos são grosseiros ou banais.
Além de ser passíveis de oxidação, são barulhentos devido ao material e peso. O aço não possui particulares propriedades termoacústicas, deixando bastante a desejar em questão de vedação.
Portões de garagem em alumínio
Estes por sua vez, são frágeis, podendo comprometer inclusive a segurança do local. Principalmente porque quando vazados, não são bons isoladores acústicos e térmicos.
Geralmente os projetos e modelos são esteticamente simples e poucos atrativos.
Os modelos de portões para garagem: vantagens e desvantagens
Os portões realizados com os materiais citados anteriormente podem ser BASCULANTES, DESLIZANTES ou de DUAS FOLHAS.
Os basculantes têm abertura por elevação através de um motor elétrico posicionado lateralmente, bastante barulhento e podem ser fechados ou vazados.
Chamam atenção por sua beleza, mas não são nada práticos e tem um alto risco de acidentes durante sua abertura.
Além disso, muitas prefeituras inclusive proíbem portões que invadam o espaço de tráfego da calçada, atingindo pedestres e ciclistas.
O contrapeso lateral ocupa muito espaço interno, da mesma forma, não cumpre com os requisitos principais de vedação e não possibilita uma boa privacidade.
O portão deslizante é o mais comum, a abertura é feita através do deslizamento total para uma das laterais através de um trilho.
Como resultado, o deslizamento do portão ocupa muito espaço interno, não tem vedação e não tem privacidade.
Nesse caso, também o motor de cremalheira pode ser barulhento e causar incômodos.
O modelo duas folhas é pouco usado devido ao seu modelo de abertura ser um dos mais complicados em termos de espaço e segurança.
A abertura e feita para área externa ou interna, cada parte abre para um lado ocupando muito espaço. Em outras palavras, ele traz pouca praticidade e riscos de acidentes.
Portões de garagem seccionados automáticos
Os portões automáticos para garagem no modelo seccionado estão entre os mais utilizados nos Estados Unidos e na Europa, devido as qualidades e vantagens, amplamente reconhecidas.
Por possuir um sistema de deslizamento automatizado posicinado no teto, o portão gera praticidade, sofisticação e beleza ao projeto.
Veja as diversas vantagens do portão seccionado.
Espaço livre: devido à sua moderna e eficiente forma de abertura, o portão seccionado permite que o espaço interno fique totalmente livre inclusive para momentos de convivência e lazer, trazendo conforto e praticidade.
Isolamento: possui um ótimo isolamento termoacústico porque os painéis seccionados são constituídos internamente por poliuretano expandido.
Segurança: sensores de presença e fotocélulas garantem total segurança contra acidentes.
Estética: os painéis, elemento principal do portão, tem uma estética moderna, com acabamento na cor branca, preta, efeito madeira e grafite além de ranhuras ou texturas minimalistas e contemporâneas.
Silencioso: o motor centralizado é silencioso, luminoso (até com efeitos a LED) e sem necessidade de manutenção constante.
Vedação: a vedação é total, proporcionando mais limpeza à parte interna, graças a um sistemas de borrachas nos quatros lados.
Além disso, o portão seccionado, não é passível de oxidação, possui uma vida útil longa e não demanda manutenção periódica.
Pode ser feito com até 10 metros e ainda permite instalar visores de vidro caso o cliente solicitar.
Como você pode perceber, é indiscutível que os portões automáticos para garagem no modelo seccionado tem mais vantagens que os demais e que a Seip Brasil é reconhecidamente a referência brasileira em portões seccionados de alta qualidade.
Baixe o catálogo e converse com um de nossos consultores para conhecer mais sobre as vantagens dos portões seccionados.
Acesse aqui para baixar o catálogo agora mesmo!